Aprenda em 7 passos a fazer sua empresa crescer
Em tempos de recessão econômica, todo empreendedor acaba fazendo o mesmo questionamento: como fazer a empresa crescer? Gerar melhores resultados e aumentar os índices de lucro são sonhos de todo mundo que tem um negócio próprio e quer prosperar em seu mercado de atuação.
O problema é que o crescimento é, muitas vezes, atrelado ao incremento nos investimentos e, com as dificuldades econômicas pelas quais o Brasil passa, muitos empresários vêm tendo dificuldade para girar o capital em suas empresas.
Se esse também é o seu caso, não se desespere. Existem opções mais em conta e ao alcance das suas mãos para fazer com que a sua empresa tenha crescimento, mesmo em um cenário adverso.
Confira agora 7 passos para fazer o seu negócio crescer com atitudes simples, mas altamente eficientes!
1. Invista em marketing
Você sabe que propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Mas diferente de como era há alguns anos, colocar o nome da sua empresa na mídia não é mais um processo exponencialmente oneroso e está mais acessível e democrático.
As mídias digitais, tecnologia mobile e todas as tendências tecnológicas que estamos presenciando têm proporcionado facilidade no quesito marketing empresarial.
Hoje em dia, qualquer empresa, independentemente do seu porte, pode expandir o seu alcance e competir com organizações maiores, se investir em estratégias e ações de marketing assertivas. O marketing digital, por exemplo, permite que campanhas eficientes e baratas colaborem com os resultados da empresa, trazendo novos clientes, melhores oportunidades de negócios e promovendo visibilidade à marca perante o mercado em que ela atua.
Como fazer a empresa crescer sem que ela seja conhecida, não é verdade? Afinal, como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.
2. Faça parcerias
Como fazer a empresa crescer sem contar com bons parceiros de negócios? A tarefa até pode ser possível, mas certamente o empreendimento enfrentará mais desafios por seu caminho. Nem mesmo a maiores corporações do mundo não alcançaram o sucesso absoluto sozinhas. Portanto, criar parcerias com outras empresas do seu mercado pode ser uma estratégia altamente promissora e rentável.
Quanto mais parcerias de negócios o empreendimento puder contar, maiores serão suas chances de conquistar novos clientes, aumentar seu leque de oportunidades e otimizar os resultados.
Parcerias de negócios podem abranger uma vasta gama de necessidades entre os envolvidos no processo. Por exemplo, pode-se contar com uma empresa que presta serviços complementares aos seus, ou com empreendimentos que podem melhorar os serviços e soluções que você proporciona ao mercado.
Considerar uma parceria empresarial faz com que a marca seja vista e, consequentemente, conhecida em mercados que ainda não explorou. Ou seja, é uma forma de avançar e conquistar novos territórios. Sem dúvidas, podemos afirmar que parcerias são um dos maiores indicadores de que a companhia está se dirigindo pelo caminho certo para se tornar um grande negócio.
3. Aumente sua rede de contatos
Um empreendedor de sucesso deve ir além do simples networking para prosperar o seu negócio. O segredo é levar a imagem da sua empresa para todos os lugares que você frequenta. Principalmente nos dias atuais, em que a tecnologia elimina as barreiras geográficas entre empresas, sócios, parceiros e clientes, ampliar a rede de contatos é quase um pré-requisito para o sucesso.
Seja qual for o porte de sua empresa ou o segmento em que ela atua, deve-se aproveitar cada oportunidade para divulgá-la, participando de eventos corporativos, movimentos culturais e causas sociais, além de garantir uma forte presença no âmbito digital. Se pratica um esporte, pode divulgar para os colegas de modalidade, o mesmo vale para os almoços em famílias e encontro com os amigos.
Apenas tenha cuidado e bom senso na hora de prospectar novos contatos. Existe o momento e o local adequado para isso. A ideia é que com o tempo a sua própria presença já fale por você, representando a imagem do negócio, sem que seja necessário dizer algo. Se ainda tem dúvidas sobre como fazer a empresa crescer, certamente esta dica lhe será útil.
4. Valorize seus funcionários
Como fazer a empresa crescer sem a ajuda de ninguém? Você não está sozinho na busca pelos melhores negócios para o seu negócio. Seus funcionários também trabalham dia e noite para que a organização tenha sucesso.
Por isso, é imprescindível fazer com que eles “vistam a camisa” da empresa e busquem pelos melhores resultados para a organização como um verdadeiro time. E a melhor forma de chegar a esses resultados é mostrando que eles têm um grande valor para o funcionamento e o sucesso da empresa.
Você pode contar com algumas estratégias eficientes para motivá-los e trazê-los para a cultura do empreendimento, como:
crie campanhas de bonificação;
estipule metas pessoais;
recompense-os financeiramente (sistema de comissões);
proporcione benefícios e seguranças para que promover a sensação de estabilidade;
desenvolva um ambiente de trabalho produtivo e agradável;
evite estimular a competitividade negativa (excesso de ambição) entre os colaboradores;
faça reuniões para ouvir as sugestões e críticas de cada funcionário a respeito da rotina laboral.
Além disso, saiba que há uma grande diferença entre ser chefe e ser um verdadeiro líder. Enquanto o chefe apenas dá ordens e cobra resultados, o líder se coloca na mesma posição dos membros de sua equipe e busca as soluções ao lado de seus liderados, mostrando que todos têm o seu valor especial em um time.
5. Fidelize seus clientes
Antes de pensar em ganhar novos clientes ou como fazer a empresa crescer, valorize aqueles que você já tem. Fidelizar clientes é um grande desafio, mas que vale a pena ser cumprido. O custo de captação de um novo cliente é infinitamente maior do que o valor necessário para manter a base.
Por isso, considere criar programas de fidelidade e outras soluções que incentivem seus clientes a continuarem a fazer negócios com você.
Ofereça promoções, descontos e ofertas imperdíveis para fazê-los comprar novamente. Invista na qualidade do seu atendimento (esse pode ser um grande diferencial competitivo) e mostre que os consumidores têm valor até mesmo após terem feito negócio, garantindo que eles tenham suas necessidades atendidas no pós-venda.
Afinal, clientes fidelizados não apenas indicam a sua marca a novos consumidores, como também aumentam o ticket-médio a cada nova compra, já que confiam de olhos fechados na qualidade dos produtos ou serviços que sua empresa tem a oferecer.
6. Foque em um nicho específico do mercado
Muitos empreendimentos são gerados a partir de uma ideia que parece simples, mas que não é efetiva: oferecer seus produtos ou serviços para todos os públicos. Grande parte dos empreendedores acabam descobrindo, durante sua empreitada, que o ideal é focar seus esforços e estratégias em um único nicho, caso queiram crescer.
O fato é que oferecer tudo para todos não apenas faz a empresa perder sua credibilidade com seus verdadeiros clientes potenciais, como também desperdiça tempo e recursos de seus colaboradores.
O consumidor moderno gosta de desenvolver relacionamento com as marcas que consome e prioriza a qualidade do atendimento e se você quer saber como fazer a empresa crescer leve isso em consideração.
Dar uma olhada na forma como as grandes companhias têm se comportado nas redes sociais, respondendo os comentários dos usuários, investindo em ações descontraídas e uma linguagem informal para engajar e gerar interação com seus seguidores. Por isso, negócios que focam em públicos específicos tendem a oferecer diferenciais competitivos pelo fato de que, por conhecê-los, entendem afundo as necessidades de seus clientes.
Resumindo, quanto mais foco a empresa tiver em um único nicho do mercado, mais especializada ela se torna, além de gerar confiança e credibilidade nos consumidores.
7. Eduque o mercado com seu produto/serviço
Muitos consumidores estão à procura de uma solução sobre como fazer a empresa crescer, no entanto, ainda não conhecem o verdadeiro potencial de seu negócio ou a utilidade de seus produtos e serviços. Porém, cabe a você, no papel de empreendedor, educar o mercado em que atua e apresentar as soluções que tem a oferecer aos seus consumidores potenciais e os motivos que tornam o seu produto/serviço indispensável para o cotidiano.
Lembre-se que o mercado está saturado e os seus clientes são constantemente bombardeados com informações sobre produtos da concorrência, dificultando sua capacidade de tomar uma decisão a respeito de qual é a melhor solução para seu problema.
Por isso, educar o mercado, apresentando diferenciais competitivos (características ou vantagens que os concorrentes não podem apresentar) pode ser o melhor caminho para mostrar que o que você tem a oferecer é o que consumidor precisa.
Empreendimentos bem-sucedidos costumam engajar o público e educar o mercado, lançando tendências de consumo e comportamento, pois se posicionam como verdadeiros líderes de mercado. Quando uma empresa sabe se colocar no papel de influenciadora a tendência é que o reconhecimento da marca seja implementado na mentalidade dos consumidores potenciais, aumentando a demanda e obtendo melhores resultados.
Como você pôde conferir no artigo de hoje, o caminho para fazer a empresa crescer em um mercado tão competitivo e um panorama econômico delicado, como o atual, depende exclusivamente da sua capacidade de ampliar sua perspectiva a respeito do futuro do empreendimento.
Fidelizar clientes, investir em marketing e na presença na internet, contar com bons parceiros de negócios, educar o mercado e valorizar os seus colaboradores são apenas algumas das estratégias que devem fazem parte da cultura do seu negócio, caso sua intenção seja fazer a corporação prosperar de maneira saudável e promissora.
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