5 perguntas para você decidir se larga um emprego e empreende
Antes de empreender, quase todo empresário foi funcionário. Embora o objetivo seja iniciar sua empresa e ser seu próprio patrão, é preciso ganhar dinheiro de alguma forma. Chega um momento em que você está pronto para dar o salto para o empreendedorismo. Mas não é sempre tão simples assim pedir demissão.
No início do empreendedorismo, você certamente conseguirá dar atenção para o seu negócio por um tempo parcial. Mas, em alguma hora, você será obrigado a decidir em qual lado está: continua sendo funcionário ou sai do emprego para concentrar suas forças em seu empreendimento?
Essa decisão exige muito cuidado e planejamento. É difícil voltar quando você decide correr esse risco. Pensando nisso, o Business News Daily fez cinco perguntasque você precisa fazer antes de tomar uma decisão.
1. A paixão é sua única motivação?
Empreendedorismo não é um trabalho das 9 às 17h. Obviamente, você deve amar o que faz se for torná-lo parte integrante de sua vida. Mas é preciso mais do que isso.
Sua paixão se sobrepõe a um propósito mais profundo, como atender às necessidades de seus clientes? Ou é apenas algo que você está interessado em buscar por pura diversão?
Ajuste a paixão e o propósito. Você terá uma chance muito maior de sucesso.
2. Onde está sua empresa?
É importante ter certeza de que você conhece todo o potencial do novo empreendimento se você investir seu tempo e dinheiro nele.
É fundamental que você verifique a necessidade do mercado por sua ideia. Antes de gastar dinheiro em desenvolvimento de produto ou serviço e, principalmente, antes de pedir demissão, verifique se seu cliente estaria disposto a comprar o que você planeja vender.
Para prever melhor o potencial de sua empresa, pesquise se e como os concorrentes são bem-sucedidos em atender seus possíveis clientes.
3. Você tem medo de fracassar?
Todo projeto pode falhar. Mas o quanto você teme falhar? O medo pode ser sua maior responsabilidade como empreendedor. É preciso ter certeza de que esse medo não o controlará se você deixar o seu trabalho.
Permita-se apenas uma pequena margem de medo ao fundar sua própria empresa. Mas também é um motivador importante para se esforçar para ser melhor. Todo mundo tem medo de fracassar, mas não desista. Você aprende com seus erros ao longo do caminho e continua.
4. Você tem um plano B?
Não existe uma aposta segura no mundo do empreendedorismo. Sempre haverá risco envolvido. E, se esse risco não valer a pena para você, considere manter o seu emprego por um tempo.
Planeje um caminho desafiador pela frente. Os empresários tendem a ser otimistas implacáveis. Mas é vital que você tenha um plano de contingência para um longo caminho para encontrar o ajuste do mercado e rentabilidade. Se você está deixando o seu trabalho para construir o seu negócio, certifique-se de economizar o suficiente em uma emergência. Tenha algum dinheiro guardado para cobrir suas despesas por, pelo menos, seis meses.
5. É o momento certo?
Como você está pesando os prós e contras de pedir demissão, não se esqueça de levar em consideração o tempo. Se você deixar a vida corporativa antes que sua empresa esteja realmente pronta, você provavelmente acabará falhando.
É muito fácil chegar cedo demais ao mercado. Se não for o momento certo para o lançamento do setor, uma ótima ideia será perdida. Aproveite o tempo para realmente aprender sobre o mercado e decidir se a sua solução é algo que os clientes precisam.