5 DICAS PARA FAZER MARKETING COM POUCO DINHEIRO
Não ter muito dinheiro para investir em marketing pode parecer um obstáculo para muitos empreendedores. No entanto, o que muitos empresários não sabem é que, quando o assunto é marketing, o foco não deve ser o quanto se gasta, e sim como as estratégias são traçadas. A falta de dinheiro não é empecilho quando os profissionais trabalham juntos para encontrar formas criativas de promover uma empresa.
Algumas posturas convencionais podem, sem querer, atuar como estratégias de marketing, sem a necessidade de muito capital. A lista foi elaborada pelo empreendedor americano Andrew Griffiths e publicado no site da revista Inc: 1. Foque nos seus fãs de verdade Direcione as energias para os fãs e consumidores da sua marca ou empresa. Um bom networking com o público e uma boa promoção em mídias sociais atrai mais olhares e mantém os interessados cada vez mais engajados. 2. Bata na porta das pessoas Saiba caçar oportunidades de negócios ao invés de esperar que elas batam à porta do escritório. A divulgação pode ser feita até mesmo batendo de porta em porta. O marketing de campo pode ser feito em qualquer lugar 3. Aposte na propaganda feita por seus clientes Uma venda bem feita pode fazer com que seus clientes se transformem em fãs. Eles podem, por exemplo, contar a outras pessoas sobre sua experiência. Esta é a dica de marketing mais simples da lista: continue fazendo bem o seu trabalho e as pessoas virão até você. 4. Crie parcerias Junte-se a outros negócios com público-alvo parecido com o seu. Isso dá ainda mais credibilidade para as marcas, que se relacionam e se indicam entre si e acelera a velocidade de engajamento do público, que pode olhar para um empreendimento e ter acesso a outro, por conta da parceria formada. Pense, por exemplo, em uma promoção conjunta. Nela, o cliente terá acesso a preços mais baixos de duas empresas que gosta. 5. Venda o que eles querem Recebeu a sugestão de um novo produto? Não custa nada tentar. Teste muitas opções de produtos e serviços. Assim, você agrada o autor do pedido e mantém o público sempre interessado. Além disso, dar aos clientes aquilo que eles buscam garante a fidelização deles.